• 1

Vinho Madeira

O Vinho Madeira é um vinho licoroso produzido na Ilha da Madeira. A graduação alcoólica varia entre os 17% e os 22% em volume e tem um teor de açúcar entre os 0 e 150 gramas ao litro.

A fermentação é feita de modo a que reste este açucar, interrompendo-a em diferentes momentos conforme se queira vinhos secos ou doces. De uma fermentação completa resultam vinhos secos.

O Vinho Madeira é um vinho adequado a festividades e convívio, sendo bebido como aperitivo e digestivo. Pode ser encontrado nas seguintes categorias: corrente, 5 anos, 10 anos, 15 anos, 20 anos, 30 anos e mais de 40 anos.

A casta mais comum e da qual se produz 90% do Vinho Madeira é a Tinta Negra Mole que passa pela técnica da estufagem.

Esta consiste em deixar os vinhos ao abrigo do ar e a uma temperatura de 50ºC durante 90 dias. Posteriormente passa a um período de estágio durante outros 90 dias à temperatura ambiente em que está à mercê de oxidações e reduções, adquire um aroma e paladar únicos e uma coloração acastanhada ou amarelada característica de um Vinho Madeira novo.

As outras 4 castas são destinadas a vinhos finos, em geral destinados ao envelhecimento natural em casco sem recurso à estufa e mais tarde comercializados por melhores preços.

Quando comercializados com o designativo da casta, estes são: Sercial - seco, Verdelho - meio seco, Boal - meio doce e Malvazia - doce (este último tem um aroma excepcional e um sabor inebriante difícil de saborear outro igual em todo o mundo).

 

Tinta Negra Sercial Verdelho Boal Malvazia

Meio Doce Sercial Verdelho Boal Malvazia

O Portal da Madeira